• Bonança

Controle de combustível – Entenda os fatores que afetam o consumo dos veículos

Atualizado: Jul 21

O controle de combustível é uma das principais ações que você pode realizar para melhorar a sua margem de lucro. Isso porque o valor do combustível é um dos principais custos operacionais envolvidos no transporte de carga.

Estudos apontam que o consumo de combustível representa entre 35% e 60% do valor do frete. Este percentual depende de variáveis como tipo do veículo, rota e carga a ser transportada. Ou seja, o combustível representa grande parte do valor total da viagem.

Portanto, manter um controle de combustível é uma medida eficaz de controlar custos e aumentar seus lucros. Além disso, é uma excelente maneira de manter sua empresa competitiva.

Neste post, vamos explicar como realizar o controle de combustível dos veículos da sua empresa.

Por que realizar o controle de combustível?

Como dito anteriormente, o combustível representa grande parte dos custos envolvidos com um frete, principalmente em um cenário em que o preço do óleo diesel e gasolina sobem constantemente e o valor do frete nem sempre o acompanha.

Em cenários como este, é ainda mais importante realizar o controle de combustível dos veículos da sua empresa. Afinal de contas, empresas que conseguem controlar os seus custos possuem uma maior competitividade e conseguem negociar preços melhores.

Como o combustível é um custo essencial, não é possível abrir mão dele. Porém, com algumas práticas, é possível reduzir as despesas com óleo diesel e gasolina para obter maiores lucros.

Mas como realizar este controle de combustível?

Em primeiro lugar, é importante levar em conta que o controle de combustível envolve o monitoramento constante de algumas variáveis presentes no dia-a-dia do caminhoneiro.

Existem diversas variáveis que afetam no consumo de combustível. Dentre elas, podemos listar o tipo e o peso da carga, o veículo, o motorista e o trecho a ser percorrido.

Por isso, o primeiro passo para realizar o controle de combustível é anotar em uma planilha todos os dados referentes ao frete. É essencial manter anotado os valores gastos com combustível, quilometragem percorrida, tipo de carga transportada, entre outros.

Com isso, é possível entender a média de litros de combustível consumido por quilômetro e entender os custos envolvidos para realizar as viagens. Vamos listar abaixo como cada variável pode impactar no consumo de combustível.

Carga a ser transportada

O peso e o tipo da carga podem impactar diretamente no consumo médio de combustível de uma viagem. Isso porque o veículo precisará forçar mais o motor para movimentar o peso, o que impacta diretamente no consumo.

Quando, por exemplo, a carga excede o limite de peso do veículo, isso pode ser um problema ainda maior. Este tipo de atitude, além de danificar a via e o veículo, afeta o consumo médio de combustível.

Tipo e condições das vias trafegadas

O tipo de estrada e o trecho também afetam o consumo de combustível. Quando o veículo passa por um trecho muito movimentado ou por dentro da cidade, a tendência é de que haja um consumo maior, já que é necessário parar e arrancar com o veículo diversas vezes.

Outros tipos de estradas que podem influenciar o consumo são trechos com aclives ou locais com estradas de chão e muitos buracos.

Habilidade do motorista

A maneira como o motorista dirige também influencia o consumo de combustível do veículo. Trafegar em uma velocidade e rotação que proporcione economia, além de utilizar corretamente os freios e as marchas do veículo, são atitudes que reduzem o consumo de combustível.

Portanto, é muito importante investir em cursos e qualificações, além de conscientizar os motoristas sobre maneiras de reduzir o consumo de combustível.

Condição do veículo

O condicionamento do veículo é outro fator que influencia no consumo de combustível. O caminhão que não apresenta boas condições possui um consumo maior de óleo diesel, por exemplo. Isso acaba influenciando os custos operacionais ao longo do tempo.

Portanto, manter o caminhão em dia é essencial para garantir uma redução no consumo de combustível.

Controle de combustível na prática

Agora que você conhece os principais fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo, vamos entender como realizar o controle.

Como dito anteriormente, o primeiro passo para realizar o controle de combustível é manter um histórico de cada uma destas variáveis, para entender os impactos de cada uma na sua empresa.

Para isso, é possível criar uma planilha no Excel ou adquirir um sistema de gestão que permita controlar este tipo de variável.

Com este histórico, é possível acompanhar mensalmente a média de litros por quilômetro rodado de cada veículo. Isso permite compreender se houve um aumento repentino no consumo de combustível em determinado mês. Dessa forma, é possível pensar em ações para sanar o problema no momento em que ele aparecer.

E então? Entendeu como realizar o controle de combustível na sua transportadora? Quer mais conteúdo envolvendo gestão, empreendedorismo e inovação? Confira no canal do Youtube da Otimizy Sistemas. Lá, nós publicamos semanalmente vídeos sobre diversos temas relacionados à gestão.



3 visualizações0 comentário